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Organização de Arquivos – Gestão de Documentos de Cartório

Objetivo Geral:

Informar, capacitar e construir conhecimento básico introdutório, sobre a gestão de documentos, métodos e técnicas de gestão, avaliação e destinação dos documentos e organização de arquivos, buscando ampliar o conhecimento e instrumentalizar os participantes para a gestão de documentos de cartório.

Objetivos específicos:

  • Capacitar os participantes, mediante discussões teóricas e atividades práticas, para o desenvolvimento de atividades arquivísticas;
  • Instrumentalizar os participantes para a compreensão dos métodos de organização dos arquivos de cartório, mediante apresentação e discussão dos conceitos, princípios e métodos arquivísticos;
  • Qualificar os participantes, mediante a aplicação dos métodos arquivísticos, para a realização de avaliação e destinação dos documentos arquivísticos de cartório;
  • Promover o desenvolvimento das atividades arquivísticas no âmbito dos cartórios, disseminando os conhecimentos arquivísticos.

Conteúdo Programático:

Ementa: Conceitos de arquivos, idades dos documentos e gestão de documentos. Procedimentos e técnicas de organização de arquivos correntes e intermediários, arquivamento, avaliação e eliminação de documentos de cartório. Conservação preventiva de documentos e uso de tecnologias da informação aplicada aos arquivos de cartório.

MÓDULO I – NOÇÕES GERAIS DE ARQUIVOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

  • Conceito e princípios arquivísticos;
  • Ciclo Vital dos documentos;
  • Arquivo corrente;
  • Arquivo intermediário;
  • Arquivo Permanente;
  • Métodos de arquivamento;
  • Noções gerais de protocolo;
  • Manutenção e conservação de arquivos.

MÓDULO II – GESTÃO DOS DOCUMENTOS DE CARTÓRIO.

  • Aspectos legais e instrumentos de gestão de documentos de cartório;
  • Plano de Classificação;
  • Avaliação de Documentos: tabela de temporalidade;
  • Eliminação de documentos;
  • Lei de acesso à informação: graus de sigilo;
  • Procedimentos eletrônicos atuais.

 

Público alvo:

Profissionais que desempenham atividades de organização e controle de arquivos de cartório e interessados em geral. Total de 20 (vinte) participantes.

Ministrante: Hugo David Gonçalves

Pós-graduação em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação pela Faculdade Sul-Americana(2016-17); Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2012-14); Coordenador do Centro de Documentação – CEDOC do 1o Cart. Reg. de Imóveis de Goiânia (2014-18)

Metodologia: Aulas expositivas com recursos audiovisuais e atividades escritas. Será disponibilizada Apostila, via online. Entrega de Certificado no encerramento do curso.

CARGA HORÁRIA: 20 horas/aulas

PERÍODOS: Dois sábados consecutivos. Das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

DATAS: 10 e 17 de março de 2018

LOCAL: Rua 9, No 1.111 – Setor Oeste – Goiânia-GO.

 

INVESTIMENTO:

Público em geral:  R$ 180,00

Associado da AAG:  R$ 90,00

 

INSCRIÇÕES:

Realizar o pagamento pelo PagSeguro por um dos links abaixo ou depósito/transferência na conta da AAG:

Banco Itaú – Agência 6580 Conta 02426-0

Associação de Arquivologia do Estado de Goiás – CNPJ: 09.324.635/0001-19

Público em geral:  R$ 180,00

 

 

Associado da AAG:  R$ 90,00

 

 

 

Enviar comprovante de pagamento para aag@aag.org.br para receber a ficha de cadastro e finalizar a inscrição.

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Você contribuirá para o desenvolvimento da arquivologia, a atualização e o aprimoramento dos profissionais de arquivo e, consequentemente, para o seu reconhecimento e valorização!

ACESSE: http://www.aag.org.br/site/associe-se

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