Associe-se
News

XI Congresso de Arquivologia do Mercosul – 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2015 – São Paulo, Brasil

A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) tem a satisfação de convidar a comunidade constituída por profissionais que atuam em arquivos e centros de documentação e memória, docentes, pesquisadores e estudantes de Arquivologia do MERCOSUL e dos demais países latino-americanos, para o XI Congresso de Arquivologia do MERCOSUL – Arquivos, entre tradição e modernidade, que ocorrerá na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em São Paulo, capital do Estado de São Paulo, Brasil, durante os dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2015.

Os Congressos de Arquivologia do MERCOSUL tiveram início em 1996, quando um grupo de profissionais da área resolveu promover um encontro para discutir questões comuns aos países membros plenos do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) como, por exemplo, gestão de documentos, profissionalização dos arquivos, instrumentação de políticas nacionais, entre outros temas. O segundo encontro ocorreu em 1997 e, a partir daí, os Congressos de Arquivologia do MERCOSUL passaram a acontecer a cada dois anos, em sistema de rodízio entre os países membros plenos (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) e os países membros associados (Chile e Bolívia).

Por motivos alheios à vontade dos demais países membros plenos do MERCOSUL, o X CAM, que seria realizado em 2013 na Argentina, foi transferido para março de 2014 em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia). E foi em sua sessão de encerramento, realizada no dia 14 de março de 2014, que a Associação de Arquivistas de São Paulo, ali representada por sua presidente, apresentou a proposta de acolher em São Paulo, em outubro de 2015, o XI Congresso de Arquivologia do MERCOSUL. A proposta foi aclamada por todos os presentes e, a partir de agora, convocamos todos os profissionais que, direta ou indiretamente, trabalham com arquivos para participar desse grande encontro internacional, cujo tema central é “Arquivos, entre tradição e modernidade”.

Mais informações no site: www.xicam.arqsp.org.br

Tagged: , , , ,

0 Comments

Deixe uma resposta