Associe-se
News

Unirio dá início ao Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos

Unirio dá início ao Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou a aprovação para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) iniciar o Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos. Segundo o parecer da Área de Ciências Sociais Aplicadas, que analisou a proposta, “o Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos responde, igualmente, aos parâmetros da área. Deve-se acentuar que ela inaugura uma nova experiência na qualificação de profissionais para a gestão de instituições e serviços arquivísticos.

A preparação de pessoal qualificado para essas funções é essencial para responder aos desafios colocados pela sociedade em relação às políticas públicas de gestão de arquivos. Deve-se destacar, também, que se trata do primeiro programa de pós-graduação proposto, no país, na área de Arquivologia.” O curso da Unirio será o primeiro mestrado stricto sensu em Arquivologia no Brasil e o único da América Latina em língua portuguesa. A modalidade adotada pelo curso – mestrado profissional – difere do mestrado acadêmico unicamente por enfatizar estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional, conferindo idênticos grau (de mestre) e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência.

As inscrições se encerram no dia 18 de maio.

As informações completas e o Edital do processo seletivo 2012 estão disponíveis no site do PPGARQ: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/ppggda

0 Comments

Deixe uma resposta