Associe-se

Monthly Archives: junho 2018

Gestão de Documentos – Organização de Arquivos Empresariais

Apresentação A informação assume atualmente uma importância crescente, são a base para decisões de negócios, acesso a fatos, comprovação de atos, etc. O diferencial das empresas e dos profissionais está diretamente ligado à valorização que dão à informação, ao conhecimento e como os utilizam no atendimento às demandas do mercado e na busca de soluções. Os sistemas arquivísticos encontram-se diante de um cenário de crescimento da produção e acumulação da documentação e, profissionais devidamente qualificados são, portanto, essenciais para a criação e o gerenciamento de arquivos que consigam atender a todas as atividades usualmente desenvolvidas nesse ambiente. Portanto, se faz necessária a constante capacitação dos talentos humanos, para o correto exercício das práticas arquivísticas. Este curso visa qualificar os profissionais da área e interessados em geral, fornecendo o arcabouço teórico-metodológico da Arquivologia, assim como instruir sobre a Gestão de Documentos, foco principal deste curso. Objetivo geral Informar, capacitar e construir conhecimento básico introdutório, sobre os métodos e técnicas de gestão, avaliação e destinação dos documentos e organização de arquivos, buscando ampliar o conhecimento e instrumentalizar os participantes para a gestão de documentos. Objetivos específicos • Capacitar os participantes, mediante discussões teóricas e atividades práticas, para o desenvolvimento de atividades arquivísticas;…
continue reading

Pós-Graduação – ​Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação – 2018-19

PÓS-GRADUAÇÃO FASAM ​Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação – 2018-19 1. APRESENTAÇÃO O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação, tendo como área do conhecimento as Ciências Sociais Aplicadas em Arquivologia, Administração e Informática; foi criado em 2005 pela professora doutora Maria Terezinha Campos de Santana que, em 2012 -em sua quarta turma-, transferiu à Associação de Arquivologia do Estado de Goiás-AAG -da qual é membro fundadora-, a direção e coordenação do curso. Criada em 2006, com a missão de acelerar o crescimento da área de arquivologia e instigar a organização dos arquivos públicos e privados, a AAG tem entre suas finalidades, a promoção de cursos que contribuam para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento profissional no campo da Arquivologia, sendo este o propósito desta Especialização, a caminho de sua sexta turma. 2. JUSTIFICATIVA O Curso de Especialização em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação, oferecido pela Faculdade Sul-Americana, é uma oportunidade e um novo caminho para a formação de profissionais voltados para a atuação na área da Arquivologia. O curso inicia-se pelo núcleo de disciplinas básicas, às quais cabe a tarefa de apresentar e discutir os fundamentos conceituais da Arquivologia, seguidas por…
continue reading

PROGRAME​-SE​

VIII CNA - CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA DE 8 A 11 DE OUTUBRO EM JOÃO PESSOA Ética, responsabilidade social e políticas de acessibilidade para a arquivologia Inscrições Abertas (desconto para associados da AAG) http://viiicna.com.br
continue reading

Campanha de Adesão – ASSOCIE-SE À AAG!

50% DE DESCONTO DA ANUIDADE! Com sua adesão, teremos uma associação ainda mais representativa, mobilizada para o fortalecimento da área e o reconhecimento dos profissionais de arquivo! Associe-se e participe do SORTEIO, ​PRORROGADO para 20 de outubro, de 2 (duas) Cestas de Livros.                    ACESSE: http://www.aag.org.br/site/associe-se  
continue reading

​ QUEIMA DE ARQUIVO NÃO!​

12 de Junho - Audiência Pública sobre o PL 7920/2017 na Câmara dos Deputados - 12 de junho Especialistas e representantes da sociedade civil vão discutir sobre o PL da Queima de Arquivo na Comissão de Legislação Participativa. No dia 12 de junho, às 14:00, em auditório a definir, a Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, realizará Audiência Pública Ordinária sobre o PL 7920/2017, que trata da digitalização de documentos em mídia ótica ou eletrônica. Expositores: • André Gustavo de Melo Araújo: professor da Universidade de Brasília (UnB); representante da Associação Nacional de História (ANPUH); • Ívina Flores Melo Kuroki: Arquivista, doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); • José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto: Advogado e membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos  (CTDE/CONARQ); • Rodrigo Cavaliere Mourelle: Presidente da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional (ASSAN) - entidade que protocolou o pedido de audiência pública; • Tânia Maria de Moura Pereira: Arquivista e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); representante do Fórum Nacional de Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq). A presença de todos é fundamental para enfrentarmos os "PL's da Queima de Arquivo".
continue reading