XV CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUIVOLOGIA

O Congresso Brasileiro de Arquivologia, principal evento nacional na área, acontece desde 1972 e tem como principal objetivo o fomento das discussões e reflexões sobre a Arquivologia.

O evento já foi realizado em diferentes regiões do Brasil como São Paulo, Capital, em 1974 e 1994; Brasília, Distrito Federal, em 1988; Salvador, Bahia, em 1990 e 2000, Santa Maria, Rio Grande do Sul, em 1992 e João Pessoa, Paraíba, em 1998. Em 2000 e 2006 o evento foi realizado na cidade do Rio de Janeiro.

O XV Congresso Brasileiro de Arquivologia foi sediado em Goiânia sob responsabilidade da Associação de Arquivologia do Estado de Goiás – AAG – que tem como missão acelerar o crescimento da área de arquivologia na região onde atua.

Evento foi marcado pela qualidade das palestras proferidas, por instigantes discussões acerca dos temas propostos e pela fidelidade das apresentações ao tema do Congresso.

A AAG agradece à Associação dos Arquivistas Brasileiros – AAB –, promotora do evento, por possibilitar a realização da décima quinta edição deste evento no centro-oeste brasileiro.

À Universidade Católica de Goiás, à Universidade Federal de Goiás, à Secretária Municipal de Cultura e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, co – realizadoras do XV Congresso Brasileiro de Arquivologia nosso sincero agradecimento e a certeza do nosso reconhecimento pelo imenso apoio.

Aos conferencistas – brasileiros e estrangeiros, coordenadores de mesas e instrutores, agradecemos por terem aceitado nosso convite para transmitir e trocar conhecimento e experiência, discutir as idéias e buscar os melhores caminhos para a arquivologia Brasileira.

À Comissão Científica igualmente agradecemos pela dedicação e pela competência, fato relevante para o sucesso alcançado nesta edição do Congresso.

À Comissão de Organização agradecemos pelo esforço e pela dedicação. Essa comissão foi composta por pessoas de enorme boa vontade e muita pouca experiência anterior em organização de eventos, porém trabalhou com disponibilidade, desprendimento e muito carinho. Fatores que garantiram o sucesso do evento.

Aos congressistas agrademos pela presença e a credibilidade. Temos certeza que o XV Congresso Brasileiro de Arquivologia muito contribuirá para o sucesso de cada profissional e para o desenvolvimento das empresas e instituições.

Às instituições que prestam apoio ao evento, agradecemos pelo inestimável auxílio, por estarem presentes na organização desse evento e pelo reconhecimento ao nosso trabalho.

Aos empresários que participaram com a AAG desse evento, gostaríamos de deixar nosso agradecimento e o nosso compromisso de continuarmos juntos.

A publicação dos anais do XV Congresso Brasileiro de Arquivologia pode ser considerada como uma importante obra para área de arquivologia contendo textos e apresentações dos conferencistas brasileiros e estrangeiros expandindo o debate sobre a temática abordada e o referencial teórico da área.

Esta publicação traz algumas informações sobre a décima quinta edição do Congresso Brasileiro de Arquivologia, como seu tema e sua marca, bem como um breve histórico do evento, da Associação dos Arquivistas Brasileiros e da Associação de Arquivologia do Estado de Goiás.

No menu "Eventos Pré-Congresso", "Programa" e "Mini-cursos" é apresentada a programação preliminar do evento e, nos trabalhos onde aparece um pequeno ícone, é possível acessar as palestras. Em "Reuniões" são apresentados os resultados das reuniões.

No menu "Comissões" e "Patrocínio e Apoio" é possível encontrar as pessoas, instituições e empresas que contribuíram para a realização do XV Congresso Brasileiro de Arquivologia e para o sucesso do evento.

No índice de autores e de títulos é possível acessar, em ordem alfabética, os textos e apresentações realizadas pelos palestrantes. Cabe ressaltar que os textos e apresentações são de inteira responsabilidade dos autores e que foi incluído todo o material disponibilizado pelos autores até a data prevista.

A Associação de Arquivologia do Estado de Goiás avalia que os objetivos foram alcançados e que o evento contribuiu para o desenvolvimento da Arquivologia e dos profissionais que atuam na área.

As perspectivas para a Arquivologia brasileira, após o XV Congresso Brasileiro de Arquivologia, foram traçadas e cabe aos profissionais modificar a sua comunidade local buscando minimizar as desigualdades e conhecer as diversidades.

Download dos Anais do CBA 2008